Novembro Azul: a importância da conscientização e da prevenção no combate ao câncer de próstata. – Evidence

Disque Evidence0800 280 4600

Cuidados com a saúde

Publicado em: 01/11/2018

O mês de novembro marca o início de uma campanha muito importante para a saúde do homem: a luta contra o câncer de próstata. A campanha Novembro Azul caracteriza-se como uma mobilização de conscientização da sociedade em prol do diagnóstico precoce da doença, através do exame médico.

A Farmácia Evidence manifesta apoio a campanha mundial do #NovembroAzul, entendendo sua responsabilidade social em falar sobre o assunto, estimular a prevenção e também, divulgar dados importantes da campanha.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. Assim, o câncer de próstata se dá quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

As estatísticas mais atuais sobre a temática indicam que:

– Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens;

– Um em cada seis homens é alvo da doença;

– Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos;

– Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos;

– É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

De forma geral, esse câncer não apresenta nenhum sintoma em sua fase inicial e, por isso, é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.

Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer.

E 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.

SINTOMAS

Os sinais mais comuns – que como já dito anteriormente só aparecem na fase avançada da doença – são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

PREVENÇÃO

Não existe uma forma de se tornar imune ao câncer de próstata. Por isso, os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, possibilitando o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.

Segundo informações da OMS, a doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:

– Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal.

– Atividade física. Ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana.

– Controle de Peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.

– Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias.

– Não fumar.

Como sinalizado anteriormente, essas práticas e rotinas saudáveis somadas ao acompanhamento médico regular trazem ganhos significativos aos homens, ajudando, sobretudo, na prevenção e no diagnóstico precoce. Participe você também do Novembro Azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.