Postado em 18/10/2020
Como consumir cafeína da maneira mais saudável
Como consumir cafeína da maneira mais saudável

Benefícios do café:

Mais de 80% dos adultos norte-americanos bebem café, e muitos o fazem devido aos impactos positivos no estado de alerta, vigilância, atenção, tempo de reação e no desempenho físico.

O café também tem mais de 800 compostos, que incluem cafeína e ácidos cloragênicos, e há dados que comprovam os benefícios positivos, incluindo a prevenção de várias doenças crônicas, como diabetes e fígado gorduroso.

Efeitos colaterais negativos da cafeína:

Beber muito café pode levar a malefícios para a saúde, especialmente se você metabolizar lentamente a cafeína. Por exemplo, a azia é um efeito colateral comum do excesso de cafeína.

Existem algumas pesquisas sugerindo que as pessoas que tomam café diariamente podem ter mais chances de desenvolver a síndrome do intestino irritável (SII). Isso pode ocorrer por uma série de motivos, mas pode estar relacionada à motilidade alterada no intestino. Uma vez que o café é um estimulante, pode ser um dos fatores que impulsionam as pessoas com SII a ter diarréia.

É importante ressaltar que muitas bebidas que contém café estão cheias de xaropes, cremes e açúcares, podendo causar inflamação e um desequilíbrio de bactérias no microbioma intestinal. Quando você ingere regularmente essas fontes de açúcar, aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas, doenças auto-imunes e uma série de outros problemas médicos.

Como consumir cafeína de forma saudável:

Há dois conceitos principais a serem considerados: quanta cafeína você realmente precisa e como a cafeína é absorvida pelo corpo.

Estudos sugerem que doses mais baixas de cafeína em intervalos regulares ao longo do dia podem oferecer todos os benefícios que você precisa, e ao mesmo tempo controlar os efeitos colaterais que podem ocorrer quando a dose está muito alta. Por exemplo, pode ser melhor tomar 200 mg de cafeína (equivalente a 2 xícaras de café) ao longo de seis a sete horas, em vez de beber todos os 200 mg ao longo de uma hora.

É importante saber como as doses de cafeína são absorvidas no corpo. De acordo com os estudos a cafeína pode ser absorvida rapidamente (dentro de minutos) através da mucosa da boca e ela é absorvida mais lentamente no intestino, o que leva cerca de 45 minutos. Essa absorção mais rápida pode ser bastante útil, especialmente no caso de desempenho. 

É recomendado escolher uma fonte natural de cafeína de alta qualidade. Olhe o rótulo e verifique os ingredientes, evitando produtos que sejam ricos em FODMAPs, alérgenos, irritantes intestinais, aditivos, corantes e ligantes.

Portanto, lembre-se de que você ainda pode tomar sua xícara de café, mas existem maneiras de consumir cafeína sem os efeitos colaterais negativos de doses mais elevadas por um curto período de tempo. E, como sempre, certifique-se de consultar seu médico antes de tentar algo novo, para ter certeza de que é certo para você.

Referencia: https://www.mindbodygreen.com/articles/healthy-caffeine-tips