Postado em 18/10/2020
7 Nutrientes para melhorar a imunidade
7 Nutrientes para melhorar a imunidade

Alterações no equilíbrio do ecossistema intestinal, como disbiose (um desequilíbrio entre bactérias ruins e boas), podem criar problemas para o sistema imunológico.

É por isso que cuidar do intestino e do seu revestimento é tão importante para fortalecer nosso sistema imunológico. Uma maneira de fazer isso é nutrir o corpo com nutrientes estratégicos.

  1.  Probióticos

Para melhorar o revestimento intestinal é necessária a presença do tipo certo de bactéria, sendo algo muito individual e específico para cada um. Existe uma ligação entre as bactérias do nosso intestino (bactérias probióticas) e nossas células imunológicas, pois os probióticos ajudam a manter o sistema imunológico sob controle, para que não ocorra reações exageradas. 

E existem as bactérias chamadas de butirogênicas que se alimentam de ácidos graxos de cadeia curta produzidos por outros microorganismos intestinais. O tipo certo de probiótico pode ajudar essas bactérias enquanto mantém o sistema imunológico funcionando. [Probiótico Evidence]

  1. Prebióticos

Os prebióticos são fibras não digeríveis que se tornam alimento para os microorganismos do intestino. Os alimentos que contém essas fibras são raiz de chicória, alcachofra, folhas de dente-de-leão, cebola e cereais integrais. Os prebióticos certos podem ajudar na produção de butirato, que é essencial para a saúde das células do cólon e traz outros benefícios porque ele tem ação anti-inflamatória. 

Nem todas as bactérias que consomem prebióticos produzem butirato. Bactérias como a Akkermansia municiphila, essenciais para manter o revestimento saudável, vivem em uma relação sinérgica com as células que revestem a borda intestinal, sendo muito importantes para a saúde imunológica geral.

  1. Zinco

O zinco é um mineral essencial e necessário para vários processos importantes no corpo, incluindo a criação de anticorpos, que são uma das maneiras mais importantes de defesa contra infecções.

Ele vem em muitas formas, como gluconato de zinco, picolinato de zinco, carnosina de zinco, entre outros. O gluconato de zinco é o que tem mais estudos e neles mostram sua capacidade de reduzir a duração do resfriado comum. Enquanto a carnosina de zinco pode ajudar a proteger e auxiliar o revestimento do intestino.

  1. Quercetina

É um nutriente essencial para a saúde intestinal que atende a várias funções, incluindo ser um alimentos prebiótico. 

Ela também aumenta os efeitos da vitamina C, ajudando sinergicamente a prevenir a ativação excessiva dos mastócitos, que secretam histamina quando o corpo está inflamado. Sem mencionar que a quercetina atua como um carreador de zinco, levando ele para as células, onde pode ajudar a diminuir a replicação viral.

  1. Cogumelos

Certos tipos de cogumelos têm nutrientes essenciais conhecidos como 3,6 beta-glucanos que podem oferecer um efeito imunomodulador. Eles ajudam a melhorar a função das células NK (natural killer), que é essencial para combater os vírus.

  1. Vitamina D

A vitamina D é provavelmente uma das vitaminas mais deficientes nos exames de sangue, porque nós não recebemos bastante sol, nem comemos alimentos ricos em vitamina D. Dentre esses alimentos têm o salmão, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos matsutake, entre outros. Mas talvez seja mais importante obter ela por meio de uma exposição solar segura. 

A vitamina D regula mais de 200 genes e desempenha um papel muito importante na permeabilidade intestinal saudável, bem como no funcionamento  do sistema imunológico.

  1. Galato de epigalocatequina

Epigalocatequina é o nome para o antioxidante mais poderoso encontrado no chá verde. O matcha orgânico, que é um pó feito de folhas de chá verde moídas, é uma fonte rica desse antioxidante, sendo uma ótima maneira de obter um nutriente que dá suporte imunológico. Esse bioflavonóide ajuda a manter um microbioma intestinal saudável, desintoxica o fígado e pode reduzir a inflamação. 

[FÓRMULA PARA IMUNIDADE]

Referências: https://www.mindbodygreen.com/articles/nutrients-for-strong-immune-system