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Postado em 08/03/2022
O que acontece se você esquecer de beber água antes, durante ou depois de um treino?
O que acontece se você esquecer de beber água antes, durante ou depois de um treino?

Todos nós já passamos por isso: você agenda um treino pesado em seu calendário, chega à aula na hora, sua muito, toma um banho quente e gostoso depois da aula e depois… esquece de beber muita água depois de tudo isso, deixando-o totalmente desidratado.

Passamos por tanto esforço para manter nosso corpo forte e saudável, mas muitas vezes esquecemos a parte mais fácil de toda a rotina: hidratar antes e durante o treino e reidratar depois que ele termina. E o fato é que pular a hidratação adequada pode afetar sua rotina geral de exercícios – e não de uma maneira boa. 

“Dado que o corpo é composto de aproximadamente 60% de água, a hidratação adequada é crucial para o desempenho”, explica Greg Justice, fisiologista do exercício da “AYC Health & Fitness” com sede em Kansas City. “Seja antes, durante ou depois de um treino, se seu corpo não estiver adequadamente hidratado, você aumenta o risco de exaustão pelo calor ou até insolação. Também pode causar tontura, câimbras musculares e uma falta geral de energia ” ele continua – não é o ideal quando se trata de uma rotina regular de exercícios, para não mencionar exercícios de alta intensidade. 

 

  • Comece antes do treino.

 

Mesmo que você não se sinta cansado, a sede durante o treino é um indicador de que você já está em território de desidratação. Estudos mostram que mesmo a desidratação leve  afeta negativamente o desempenho durante o exercício com duração superior a 30 minutos, então nos dias em que você está colocando seu corpo em atividades extenuantes – seja uma aula de estúdio, uma corrida ou uma caminhada – hidrate-se antes de começar a suar ajuda muito.

Quando você está se exercitando, explica Justice, sua temperatura corporal aumenta – e ser pré-hidratado permite que seu corpo sue durante o treino, o que, por sua vez, ajuda a regular a mudança de temperatura corporal. 

Beber bastante água antes do treino é recomendado para que seu corpo tenha ferramentas necessárias para trabalhar duro, manter seus fluidos em níveis saudáveis ​​e evitar a falta de energia pela insuficiência de água.

 

  • Leve essa pausa para a água – a sério. 

 

Pense desta forma: à medida que o volume de fluido em seu corpo diminui, seu volume sanguíneo também diminui e seu coração bombeia menos sangue para o resto do corpo a cada batimento cardíaco. Isso significa que ele precisa trabalhar muito mais, aumentando sua frequência cardíaca, para compensar a queda no volume sanguíneo. 

Em outras palavras, quando você começa a desidratar, seu coração se torna menos eficiente em bombear sangue para os músculos que fazem o trabalho. O resultado? O exercício parece mais difícil, você perde energia e se cansa mais rapidamente, e seu desempenho cai.

Evite isso tomando aqueles 30 segundos entre as repetições para beber. Antes do treino, considere colocar um comprimido de eletrólitos em sua garrafa de água para um impulso hidratante. Os comprimidos solúveis efervescentes contém nutrientes vitais para a hidratação ideal – sódio para equilíbrio de fluidos, cloreto para facilitar o transporte de fluidos, magnésio para relaxar os músculos, potássio para prevenir cãibras e cálcio para apoiar a função muscular normal.

 

  • Continue depois do treino 

 

“Quando suamos, perdemos água e todos esses minerais, também conhecidos como eletrólitos”, continua Justice, “mas é especialmente importante repor os eletrólitos após uma sessão de treino intensa que causou transpiração excessiva”, continua ele. 

O “American Council on Exercise”  recomenda beber 250ml (em média) de líquido 30 minutos após o treino, seguido de 450ml à 700ml de líquido para cada quilo de peso corporal perdido durante o treino. 

 

 

 

 

 

 

Referência

Mind Body Green. Disponível em: <https://www.mindbodygreen.com/articles/heres-why-that-easy-workout-feels-so-much-harder>