Postado em 18/10/2020
Benefícios do Whey na longevidade
Benefícios do Whey na longevidade

Durante anos, a proteína whey foi consumida por atletas que buscam aumentar a massa muscular e o desempenho, mas novas pesquisas mostram que ele traz outros benefícios. 

O whey ajuda a proteger contra perda de massa muscular e ganho de peso, enquanto reduz fatores de risco cardiovascular . Ao passar dos anos, os níveis de glutationa caem e isso pode desempenhar um papel na neurodegeneração, redução da imunidade e outras condições relacionadas à idade . 16-20 E o whey protein aumenta essa produção de glutationa. 12,13

Whey protein é cada vez mais vista como um superalimento para uma longevidade saudável.

Perigos da baixa proteína:

Cerca de 45% das pessoas idosas nos Estados Unidos e mais de 84% em instituições de cuidados não recebem alimentação adequada para as suas necessidades. 21,22 Isso ocasiona a redução do apetite e da ingestão de alimentos, diminuição da absorção de nutrientes e outras mudanças relacionadas à idade. 22-24

A ingestão insuficiente de proteína de qualidade pode levar à perda de massa muscular, 25 especialmente em indivíduos mais velhos, pois após os 70 anos, a massa muscular diminui cerca de 15% por década. No entanto, esse processo se inicia aos 40 anos, com perda estimada de 8% de massa muscular por década. 24

Aproximadamente 5% -13% das pessoas com 60 anos ou mais sofrem de perda muscular tão severa que aumenta o risco de quedas e incapacidade, prejudicando a qualidade de vida.26-28

O consumo inadequado de proteínas está associado ao aumento do risco de doenças relacionadas à idade, como perda de força óssea e baixa imunidade. 29 

Whey inibe a perda muscular:

Feito com a parte líquida do leite que se separa durante a produção do queijo, o soro de leite é uma fonte de proteína de alta qualidade para pessoas que estão envelhecendo.

E também é uma grande fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, nutrientes essenciais que reduzem a degradação muscular e estimulam novas proteínas nos músculos. 32

O aminoácido de cadeia ramificada mais metabolicamente ativo no soro de leite é a leucina. Ela ativa sinais nos músculos que aumentam o impulso anabólico (promotor de crescimento) do corpo, estimulando a síntese muscular. 2,33-36

Em um estudo, homens e mulheres idosos, frágeis e hospitalizados receberam soro de leite diariamente durante a internação. Em comparação com os pacientes que não tomaram soro de leite, aqueles que o fizeram tiveram melhorias significativas na força de preensão e força extensora do joelho, e melhores resultados de reabilitação. 6

Aumentando a massa muscular:

O Whey não ajuda apenas a prevenir a perda muscular. Dois estudos mostram que também ocorre o aumento significativamente da massa muscular magra, especialmente quando combinado com exercícios.

Em um ensaio clínico randomizado e controlado, os pesquisadores dividiram 81 mulheres saudáveis ​​e mais velhas, com idades entre 65 e 80 anos, em três grupos. Durante 24 semanas, um grupo se exercitou duas vezes por semana, outro tomou whey protein, mas não se exercitou, e o terceiro tomou a mesma quantidade de whey protein após o exercício. 4

O aumento da massa muscular foi significativamente maior no grupo whey + exercício do que nos outros dois grupos. Houve também um aumento significativo na força de preensão e na velocidade da marcha. 4

Os pesquisadores também realizaram um estudo para avaliar os efeitos do soro de leite na perda muscular após períodos de inatividade. Em um estudo controlado, homens e mulheres com 60 anos consumiram uma dieta na qual 45% de suas proteínas provinham do soro de leite ou de peptídeos animais. Após duas semanas de atividade habitual, os participantes passaram duas semanas sem realizar, depois voltaram à atividade normal por mais uma semana (recuperação). 1

Durante os períodos inativos, a massa magra da perna foi reduzida em ambos os grupos e na semana de recuperação, a massa magra das pernas aumentou apenas no grupo de proteína de soro de leite. 1

Prevenindo o ganho de peso:

Nosso metabolismo desacelera naturalmente com a idade, fazendo com que muitos ganhem peso ao longo dos anos e estudos com o whey demonstraram que ele ajuda a prevenir esse ganho. Os cientistas até o consideraram como uma forma para o tratamento da obesidade. 37

Em uma série de estudos, os pesquisadores descobriram que as proteínas, aminoácidos e minerais do soro aumentam a sensação de saciedade, beneficiam a homeostase da glicose (a regulação dos níveis de açúcar no sangue) e otimizam a massa corporal magra. 38-42

Combate às doenças cardiovasculares:

A doença cardiovascular é a principal causa de morte nos EUA e a hipertensão é um dos principais fatores que contribuem. 43 Pesquisas mostram que os peptídeos à base de soro de leite podem ajudar a reduzir esse fator de risco (os peptídeos são cadeias de aminoácidos menores que as proteínas). E os peptídeos derivados de alimentos, como os encontrados no soro de leite, são muito mais seguros do que os medicamentos anti-hipertensivos.

QUE TIPO DE WHEY É ADEQUADO PARA VOCÊ?

A proteína whey está comumente disponível em três formas:

  • Concentrado

  • Isolado

  • Hidrolisado

O concentrado de soro é simplesmente soro de leite sem a água. Isso deixa um pó que se mistura facilmente para um shake de proteína. A maioria dos concentrados de soro de leite contém cerca de 80% de proteína e pode ser a forma mais econômica de proteína para o corpo humano digerir e usar.

O isolado de soro é submetido a um processo de filtração que reduz a quantidade de carboidratos, lactose e gordura, fornecendo uma proteína mais pura no final. Ele contém cerca de 98% de proteína. Aqueles que são intolerantes à lactose devem observar que, como o concentrado de soro de leite, o isolado de soro contém lactose.

O whey hidrolisado é em partículas menores, assim é melhor digerido e absorvido pelo corpo. Ele tem baixas quantidades de gordura e lactose. 

Resumo

A proteína whey é frequentemente vista apenas como uma fonte de proteína para fisiculturistas. Mas, os estudos demonstram que o whey também diminui a perda de massa muscular em idosos, aumenta a massa muscular magra, previne o ganho de peso e reduz os riscos de doenças cardiovasculares e outras doenças. É cada vez mais reconhecido como um alimento que protege contra o envelhecimento degenerativo e previne a perda muscular.

[WHEY DA EVIDENCE]

 

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