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Postado em 08/03/2022
HIIT é a melhor maneira de perder peso?
HIIT é a melhor maneira de perder peso?

Se você perguntar a uma pessoa comum quais são os benefícios do HIIT, é provável que ela mencione a perda de peso. Fatos são fatos – e o fato é que quase muitas pessoas tem perda de peso em sua lista de metas. E realmente, como você pode culpá-los? Manter um peso saudável é essencial para a nossa saúde geral. Isso, em conjunto com uma agenda extremamente ocupada, significa que estamos procurando a maneira mais rápida e eficaz de atingir nossas metas de queima de gordura.

Então, fazer um treino HIIT em vez de uma corrida é a melhor maneira de alcançá-lo? Perguntamos aos especialistas, e aqui está o que eles têm a dizer.

 

  • Por que o HIIT é uma ferramenta eficaz para perda de peso?

 

Para que um exercício seja considerado “eficaz” para perda de peso, ele deve ajudá-lo a criar um déficit calórico queimando calorias. A vantagem que o HIIT tem sobre outras formas de exercício é seu “efeito pós-queima”. Quando você faz HIIT, seu metabolismo permanece elevado por horas após o treino. Portanto, você não apenas gasta energia durante o treino em si, mas também depois.

“A razão pela qual o HIIT é tão eficaz para a perda de peso é que normalmente queima calorias muito tempo após o término do exercício, resultando em uma queima calórica geral mais alta”, diz Jaime Schehr, médica e nutricionista de Nova York, “Isso é conhecido como consumo excessivo de oxigênio pós-exercício, ou EPOC.”

Outra vantagem dos treinos HIIT é que eles geralmente são mais curtos em duração e realizados em uma intensidade mais alta do que você faria normalmente. Em outras palavras, você queima mais calorias em menos tempo, o que tornou o HIIT uma opção para quem busca um peso saudável. 

Dito isto, isso não significa que o HIIT seja a melhor maneira de todos perderem peso. 

 

  • Você deve fazer HIIT?

 

Como o próprio nome sugere, os treinos HIIT são intensos. Quando as precauções adequadas são tomadas (e a boa forma é praticada), o HIIT pode definitivamente levar à perda de peso – mas quando feito com muita frequência ou por muito tempo, pode causar desgaste em seu corpo. Portanto, embora os especialistas concordem que o HIIT é uma poderosa ferramenta de perda de peso, isso não significa que todas as pessoas no planeta que desejam perder peso devem fazê-lo.

A verdade é que o HIIT pode colocar muito estresse em seu corpo – então, se você for fazer isso, precisa ter cuidado. Praticar o HIIT com segurança significa tomar certas precauções, como manter os níveis de estresse baixos. 

“Acho que o HIIT é uma ótima maneira de perder peso”, diz Amy Shah, MD “No entanto, você quer ter certeza de que o resto do seu estresse está sob control.”

Vale a pena notar que antes de fazer qualquer tipo de treino, especialmente HIIT, você deve estar ciente de qualquer dor ou lesão. Por exemplo, se você sabe que tem dor crônica no joelho e precisa de algo de menor impacto, provavelmente deve evitar os treinos HIIT. O mesmo vale para se você odeia o HIIT – não vale a pena se forçar a fazer isso para perder peso. Há tantas, tantas maneiras de perder peso que não envolvem lesões ou se tornam infelizes. Você não preferiria escolher um desses?

“A melhor maneira de perder peso sempre depende do indivíduo”, diz Schehr. “Como a maioria dos aspectos de fitness e nutrição, não há uma maneira que seja melhor para todos.” 

“No entanto, o HIIT é benéfico para a saúde do cérebro, condicionamento cardiovascular e mobilidade”, menciona ela. “Ele produz todos os benefícios de qualquer exercício com o benefício adicional de ser mais curto – olá, treino de dia agitado.”

 

  • Como perder gordura com ou sem HIIT.

 

Qualquer treino que exija que seu corpo gaste energia pode apoiar seus esforços de perda de peso. Isso inclui tudo, desde caminhadas e ioga até corrida, ciclismo e levantamento de pesos.

“A equação para perda de peso vem de gastar mais energia do que você consome”, observa Schehr. “Portanto, se alguém adota um plano de condicionamento físico de cardio em estado estacionário ou até mesmo treinamento de força e está queimando mais calorias do que ingere, pode ocorrer perda de peso”.

Shah concorda, acrescentando: “Você pode perder peso apenas caminhando ou comendo melhor.

 

 

A linha inferior é sim, o HIIT pode ajudá-lo a perder peso. Qualquer forma de movimento (quando combinado com uma dieta saudável e déficit calórico) fará isso.

O conselho é concentrar em melhorar sua nutrição e combinar isso com qualquer movimento que você ame. O HIIT é uma forma eficiente e desafiadora de exercício que consome calorias, mas está longe de ser a única maneira de perder peso.

 

Referência

Mind Body Green. Disponível em: <https://www.mindbodygreen.com/articles/is-hiit-best-way-to-lose-weight-heres-what-experts-say>