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Postado em 08/03/2022
2 maneiras de tirar o máximo proveito do seu treino
2 maneiras de tirar o máximo proveito do seu treino

Assistir a um atleta profissional se apresentar – os braços poderosos de um nadador impulsionando-a pela água, a bola de três pontos perfeitamente flutuada de um armador – é uma coisa de beleza crua. E embora você nunca possa competir nas Olimpíadas ou na NBA, você pode aspirar ao máximo desempenho físico, no atletismo e em todos os outros aspectos de sua vida.

Assim como todas aquelas horas na sala de musculação permitem que um tenista domine a quadra, seu próprio atletismo estabelece as bases para manifestar sua vida mais gratificante. Se você suar no tapete de ioga ou literalmente escalar montanhas, trabalhar em direção ao seu próprio desempenho máximo o capacitará a alcançar novos patamares em sua carreira, relacionamentos, espiritualidade e tempo livre.

Você já sabe como o exercício é ótimo para você – melhora sua saúde, ilumina sua visão, concentra sua mente e até faz você viver mais (não é ruim se você estiver buscando o máximo em ousadia e realização). Então, se você está apostando em uma vida mais ousada e aventureira, é hora de seguir em frente.

 

  • Cultive a resistência mental.

 

A diferença entre um atleta que prospera sob pressão e um que cede? Resistência mental. Cultivar uma mentalidade otimista o ajudará a alcançar o desempenho máximo não apenas como atleta, mas como humano em geral.

Psicólogos esportivos e atletas de elite definem a resistência mental como a capacidade de permanecer confiante apesar das dificuldades, seja uma chuva torrencial no dia da corrida ou uma lesão persistente. Psicólogos esportivos apontam para o poder da autorreflexão para construir esse músculo psicológico: Pense em uma época em que você se sentiu no topo do mundo – medalha em um triatlo, digamos, ou quando você finalmente encontrou kurmasana . Canalize essa sensação de triunfo antes e durante qualquer evento (ou mesmo antes de uma apresentação no trabalho ou de um primeiro encontro). Não esconda as dificuldades, no entanto. Aprender com as decepções, como nunca ignorar os sinais de desidratação do seu corpo depois de uma maratona de cãibras, é tão importante quanto relembrar suas vitórias. Na verdade, pesquisas mostram que desenvolver uma auto-imagem positiva como atleta (“Tenho força e resistência para suportar”) ajuda você a se recuperar dos contratempos.

Outro aspecto da resistência mental é resistir à tentação de comparar. A dúvida vai corroer sua capacidade de desempenho (sem mencionar a alegria de mover seu corpo), então mantenha seu olhar para dentro para atingir seu próprio desempenho – não o de outra pessoa –. Você também terá que se proteger contra se comparar, bem, a si mesmo. Você pode não ser tão rápido ou forte quanto antes de uma lesão, mas pode ser o melhor onde está agora.

 

  • Treine de forma mais inteligente.

 

Você alonga seus músculos e levanta pesos, mas nunca alcançará o desempenho máximo se negligenciar o treinamento de seus pulmões também. Ao expirar no simulador de respiração “Breathslim”, você ensina seu diafragma a se engajar adequadamente para aumentar a absorção de oxigênio, a capacidade pulmonar e a resistência. Você não apenas notará uma diferença em seu desempenho atlético; você pode se sentir mais enérgico, mais descansado e até desejar menos comida, como os participantes do estudo fizeram na Universidade do Sul da Califórnia. 

Outro órgão crítico para sua aptidão física? Seu cérebro. Para colocar sua mente no jogo, o Halo Sport usa pulsos elétricos fracos para estimular os neurônios no córtex motor – a seção do seu cérebro que permite que você afunde uma tacada ou acelere seu caiaque através de uma onda – para aprender a disparar com mais precisão e eficientemente. Os resultados são impressionantes: os participantes do estudo conseguiram correr mais e lançar uma bola mais rápido. Os efeitos também podem ser aplicados a outros aspectos de sua vida que exigem que sua mente esteja na zona, como aprender uma nova peça de Mozart ou aprender caligrafia.

 

 

Referência

Mind Body Green. Disponível em: <https://www.mindbodygreen.com/articles/tips-to-get-the-most-out-of-your-workout>