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Postado em 27/06/2022
Aspectos para saúde cerebral e longevidade que você não deve ignorar
Aspectos para saúde cerebral e longevidade que você não deve ignorar

Descrevemos três dicas de longevidade que podem ajudar você em sua jornada de bem-estar. 

 

  1. Hidratação. 

A hidratação é enorme para a saúde do cérebro. Seu cérebro é literalmente composto de água (75% aproximadamente), então precisa de fluidos para funcionar corretamente. “[A água] vai ajudar a manter sua pressão arterial normalizada; vai ajudar a eliminar [resíduos] de suas células; ela mantém suas células metabolicamente ativas e saudáveis”, diz a neurocientista Kristen Willeumier, Ph.D. , autora de “Biohack Your Brain”, todas funções importantes para a saúde do cérebro. 

E de acordo com Willeumier, a água é crucial para a memória e clareza mental – e quem não quer manter a memória à medida que envelhece? “Quando você tem uma queda de 1 a 2% na hidratação, pode começar a ter sinais associados ao nevoeiro cerebral ”, diz ela, como sensação de cansaço, dor de cabeça e falta de concentração. Outro estudo mostra que, quando um grupo de mulheres jovens e saudáveis ​​restringiu sua ingestão de água a não mais que 180 gramas em um dia, elas tiveram um desempenho pior em testes cognitivos que exigiam memória visual e de trabalho; depois que eles beberam bastante água e repetiram os testes, sua função executiva voltou à linha de base. 

“Então, se eu vou trabalhar com alguém e ajudá-lo a ter uma memória melhor, a primeira coisa que digo é: ‘Quanta água você está bebendo?'” diz Willeumier. Em termos de quantos litros você precisa, esse número exato difere para todos. Você também pode optar por alimentos hidratantes para atingir o limite: “Você pode obter 20% dessa água de frutas, vegetais ou sucos verdes hidratantes”, acrescenta Willeumier. 

 

  1. Conexão social. 

 

“Algo chamado integração social – “ter amigos, familiares, estar conectado à sua comunidade, ou ter um parceiro(a), ” pode aumentar os anos de vida, observa a jornalista científica Marta Zaraska, autora de “Growing Young: How Friendship, Optimism, and Kindness Can Help You Live to 100. Claro, comer seus vegetais e se exercitar regularmente pode fazer maravilhas para sua saúde geral; mas de acordo com Zaraska, sem conexões de qualidade, você nunca alcançará o pico de saúde. 

Veja, diz Zaraska, a solidão pode torná-lo mais propenso a inúmeros problemas de saúde. De acordo com um estudo, estar sozinho teve um impacto na resposta imune de estudantes universitários do primeiro ano, em comparação com aqueles que não eram tão solitários. Isso pode ser muito ruim quando você está tentando ficar bem, diz ela. “Por outro lado, conectar-se com outras pessoas pode realmente impulsionar o sistema imunológico.” Por exemplo, ela cita um estudo com 184 idosos que mostrou que indivíduos casados ​​​​e felizes têm uma resposta imune mais robusta quando seus sistemas imunológicos são ativados, em comparação com pessoas que se sentiam solitárias.

Conectar-se com outras pessoas pode ter benefícios poderosos e tangíveis para sua saúde, e essas interações sociais nem precisam viver em grande escala. “Coisas como gentileza e voluntariado podem proteger sua resposta antiviral”, acrescenta ela.

 

  1. Respiração. 

Já ouviu falar em hormese? O conceito refere-se a explosões curtas e intermitentes de certos estressores (chamados “estressores horméticos”) que podem desencadear uma cascata de processos celulares que o tornam mais resiliente ao estresse físico e mental futuro, aumentando assim a longevidade. E as práticas de respiração podem servir como um estressor hormético eficaz – especificamente, prender a respiração. 

“Você inspira e expira normalmente pelo nariz, aperta o nariz e segura. Em seguida, começa a andar com a respiração suspensa e começa a correr. Continue até que a fome de ar seja bastante forte e depois solte”, explica especialista em respiração e autor de best-sellers Patrick McKeown. Talvez comece com uma simples caminhada, subindo para uma corrida depois de algumas sessões.

Este exercício também reduz sua sensibilidade ao dióxido de carbono – que, caso você não saiba, é um importante marcador de força respiratória de alto nível. “O que isso pode fazer é aumentar o dióxido de carbono no sangue e pode ajudar a reduzir sua sensibilidade ao gás”, acrescenta McKeown. “Isso é algo que usamos muito com os atletas, mas faz mais do que isso: abre o nariz; abre os pulmões; aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro”.

Sem mencionar que essa técnica de respiração é fácil e gratuita, tornando-a uma das ferramentas mais poderosas do seu kit de ferramentas de longevidade. Afinal, você respira mais de 20.000 vezes por dia – por que não aproveitar algumas dessas inspirações e expirações? 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referência

Mind Body Green. Disponível em: <https://www.mindbodygreen.com/articles/400th-episode-longevity-hacks>