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Postado em 27/06/2022
A frequência do exercício pode afetar nossa memória à medida que envelhecemos, revela nova pesquisa
A frequência do exercício pode afetar nossa memória à medida que envelhecemos, revela nova pesquisa

À medida que envelhecemos, todos nós queremos manter nossas memórias. E de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Nature “Communications Medicine”, o exercício pode ajudar. Mas quanto? E que tipo de exercício? Aqui está o que os pesquisadores descobriram.

 

  • Revisão da literatura sobre exercício, envelhecimento e memória

 

Para este estudo, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh queria analisar o exercício no que se refere ao envelhecimento saudável e, principalmente, à retenção de memória. Para isso, eles reuniram dados de 36 estudos diferentes, criando um enorme conjunto de estatísticas para encontrar links e conexões existentes que antes passavam despercebidas.

Eles foram capazes de comparar diretamente os resultados desses estudos, acumulando dados de quase 3.000 participantes, Ph.D. estudante e principal autora do estudo, Sarah Aghjayan observa em um comunicado à imprensa.

  • O que eles encontraram

 

Com base em suas descobertas, a equipe concluiu que não apenas o exercício regular ajuda a apoiar a memória episódica ao longo do tempo, mas o exercício aeróbico parece ser o melhor – e eles encontraram os maiores benefícios naqueles com 55 anos ou mais.

Memórias episódicas são memórias de experiências específicas que incluem coisas como tempo e local, como dirigir um carro pela primeira vez, subir no palco na formatura ou seu aniversário mais recente. E de acordo com os autores do estudo, a memória episódica é um dos primeiros sistemas de memória a declinar à medida que envelhecemos.

“Do nosso estudo, parece que se exercitar cerca de três vezes por semana durante pelo menos quatro meses é o quanto você precisa para colher os benefícios da memória episódica”, explica Aghjayan, acrescentando: “Descobrimos que houve maiores melhorias na memória entre aqueles que têm 55 a 68 anos em comparação com aqueles que têm 69 a 85 anos – portanto, intervir mais cedo é melhor.”

 

A conclusão é que já existem muitas boas razões fundamentais para se exercitar regularmente, desde manter seu corpo forte até alimentar os hormônios do bem-estar. Mas se você precisava de mais um motivo para se exercitar, manter a memória afiada à medida que envelhece é um deles.

 

Referência

Mind Body Green. Disponível em: <https://www.mindbodygreen.com/articles/aerobic-exercise-helps-with-memory-research/>