Postado em 27/01/2021
10 maneiras de mudar seu cérebro em 10 minutos
10 maneiras de mudar seu cérebro em 10 minutos

Se você está com 20 anos e acredita que não precisa se preocupar com o declínio cognitivo, pense novamente. O cérebro humano não amadurece completamente até os 25 anos e alguns neurocientistas suspeitam que o cérebro pode continuar se desenvolvendo até os 30 anos. Isso significa que sua alimentação atual, sono, exercício físico, consumo de álcool e estilo de vida em geral estão afetando o desenvolvimento do seu cérebro. 

Se você quiser chegar aos 80 anos ou mais, você precisa continuar melhorando sua saúde e função cognitiva também. Ao cuidar de seu cérebro, é possível que ao envelhecer você tenha uma vida muito mais saudável, podendo estar perto da família, ler livros, viajar, etc. 

Veja como começar a cuidar do seu cérebro:

1. Faça uma caminhada rápida.

Pesquisas mostram que uma curta sessão de exercícios pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, melhorar a criatividade, a geração de novas ideias e a função executiva geral. Se você atingiu um bloqueio mental no trabalho ou precisa se preparar para uma grande reunião, faça uma caminhada antes!

2. Coma um pedaço de chocolate amargo.

O chocolate amargo é rico em minerais e contém altos níveis de compostos vegetais saudáveis, conhecidos como flavonóides, que podem ajudar a evitar os radicais livres e aumentar a circulação cerebral e o fornecimento de oxigênio. Alguns estudos mostram que comer chocolate amargo duas horas antes de um evento melhora a memória e o tempo de reação. Certifique-se de que o chocolate seja amargo, 70% para cima.  

3. Sente-se com postura.

Sentar-se com postura, com os ombros para trás e o pescoço erguido, pode aumentar instantaneamente o fluxo sanguíneo para o cérebro. Estudos também mostram que sentar-se ereto pode melhorar a forma como os outros o veem e aumentar a autoconfiança .

4. Escreva com a mão não dominante.

Este pequeno exercício pede ao cérebro para sair da zona de conforto do dia a dia, fortalecendo as conexões neurais e ajudando a estimular a neurogênese. Para algumas pessoas, o mero ato de escrever à mão é uma novidade para o cérebro, já que estão acostumadas apenas a enviar mensagens de texto ou digitar.

5. Coma uma tigela grande de mirtilos.

Os mirtilos são repletos de flavonóides, polifenóis e outros compostos saudáveis ​​que estudos mostram que podem aumentar a neurogênese.

6. Aprenda uma nova palavra.

Expandir seu vocabulário aprimora sua capacidade cognitiva e inteligência geral, ao mesmo tempo em que adiciona novos neurônios no hipocampo. 

7. Visualize maneiras de melhorar seu dia.

Os exercícios de visualização não apenas acalmam a mente e diminuem o estresse, mas também melhoram o humor e podem até otimizar o desempenho no trabalho, na academia e na vida em geral. Atletas profissionais e CEOs costumam usar a tática antes de eventos importantes ou torná-la parte de sua rotina matinal diária.

8. Fique 10 minutos em um canto calmo.

Vá para uma sala sem telefones e TV, apenas você com os olhos abertos ou fechados, aproveitando 10 minutos de tempo sem quaisquer fontes de estresse. Este exercício ajuda a acalmar o sistema nervoso simpático e pode proporcionar uma maior sensação de controle mental e emocional pelo resto do dia.

9. Utilize óleos essenciais.

Usar óleos essenciais em casa ou no escritório pode ajudar a diminuir o estresse, acalmar o sistema nervoso simpático e alterar a atividade das ondas cerebrais para melhorar a função cognitiva e o humor

De acordo com as pesquisas, a lavanda é ótima para reduzir o estresse, a bergamota pode ajudar a aumentar a energia e o olíbano funciona para trazer mais oxigênio para o cérebro.

10. Escreva uma coisa pela qual você é grato.

Escreva uma coisa pela qual você é grato em um post-it e cole no espelho do banheiro, na porta da geladeira, no computador do escritório ou em qualquer lugar que você possa ver ao longo do dia. Sempre que o fizer, o pequeno lembrete ajudará a relaxar, diminuir o estresse e melhorar seu humor.

 

https://www.mindbodygreen.com/articles/change-your-brain-with-these-easy-tasks