EnglishPortuguêsEspañol
Postado em 08/03/2022
Como obter uma pele saudável por mais tempo
Como obter uma pele saudável por mais tempo
  • Os 5 passos que você precisa saber. 

 

Dicas importantes para que você possa alcançar de fato seu objetivo de obter uma pele saudável a curto e longo prazo. Vamos ver o que você pode realmente fazer para apoiar melhor suas preciosas células da pele:

 

  1. Torne-se um estudante de sua pele. 

É importante que você verifique com sua pele diariamente. Pense nisso como você pode fazer pequenos ajustes em sua dieta e exercícios, dependendo de como seu corpo se sente em um determinado dia. Se suas pernas estão doloridas, é provável que você se concentre em outra parte do corpo ou até mesmo tenha um dia de recuperação. Se você está inchado, você pode ajustar seus hábitos alimentares de acordo. Adote a mesma abordagem intuitiva e cuidadosa para sua rotina de cuidados com a pele. 

Alguns especialistas até recomendam registrar um diário de cuidados com a pele à medida que você conhece as necessidades da sua pele – para que você possa registrar como ela reage aos produtos e até mesmo às coisas que aconteceram no seu dia (como estresse ou falta de sono). 

“Acompanhe, mesmo que levemente, o que está funcionando para você e o que não está. Com o tempo, lhe dá muitas pistas sobre o que realmente sua pele gravita”, diz Alicia Yoon , esteticista de celebridades e fundadora da “Peach & Lily”, também observando que isso pode ajudá-lo a identificar surtos (e manter esses surtos em perspectiva.) apenas três dias, quando pareciam duas semanas.” 

Conhecer sua pele é metade da batalha – então, quando você entrar em contato melhor consigo mesmo, tomará melhores decisões a longo prazo. 

 

  1. Encontre uma rotina e seja diligente. 

Você pode visitar os melhores spas do mundo e consultar todos os dermatologistas famosos do Rolodex, mas se você está fazendo o trabalho diariamente, é tudo em vão. Em saúde e bem-estar, as pessoas costumam falar sobre a regra 80-20: que 80% do controle de peso é dieta e 20% é exercício, explica a esteticista holística Zaida Gordan. “Pense nos profissionais de cuidados com a pele como seus personal trainers – podemos ajudar com esses 20%, mas a menos que você cuide desses 80% dos cuidados diários com a pele, há muita mudança que vai acontecer”, diz ela.  

É claro que se concentrar em uma rotina que funcione para sua pele e estilo de vida é um desafio. Primeiro, conheça o básico de uma rotina de cuidados com a pele e camadas. Uma ressalva: algumas pessoas pensam que “manter a rotina de cuidados com a pele” significa nunca desviar um único passo, de manhã ou à noite. E isso certamente não é o que estamos encorajando. Não há problema em reduzir sua rotina porque você (ou sua pele) simplesmente não está sentindo passos extras naquela noite. Os profissionais simplesmente se preocupam com o fato de você estar cuidando de si mesmo de forma consistente – não perfeitamente.  

 

  1. Utilize ativos e fórmulas direcionadas que atendam às suas necessidades exclusivas.

Ao elaborar uma rotina, você deve saber qual é o resultado geral pretendido e editar os ingredientes de acordo. Mas às vezes nem chegar a esse passo é fácil. Bem, a psicóloga comportamental Perpetua Neo, da DClinPsy, passa muito tempo ajudando seus pacientes a identificar seus objetivos exatos – às vezes incluindo cuidados com a pele. 

Primeiro, ela diz para anotar as principais mudanças que você gostaria de ver em sua pele, seja para limpar uma mancha ou melhorar as olheiras. “E classifique cada um em uma escala de 1 a 10”, diz ela, observando que essa estrutura pode fornecer clareza para as pessoas, para que não fiquem tentadas a lidar com tudo de uma vez. 

Além disso, esse processo ajuda a evitar outro erro orientado a objetivos: lutar por algo irreal. “Isso evita que você tenha um objetivo grande e inatingível como ‘pele perfeita’. Ter metas alcançáveis ​​​​e móveis realmente ajudará sua pele”, diz ela. 

Depois de identificar seu objetivo principal, você pode procurar ativos, produtos e ingredientes específicos. Esta não é uma lista exaustiva, mas pode pelo menos começar:  

  • 1. Hidratação: ácidos graxos, lipídios botânicos e umectantes (como ácido hialurônico e glicerina);
  • 2. Sensibilidades calmas: extratos de aveia e ceramidas;
  • 3. Controle de manchas e óleo: niacinamida e hidratantes leves (como aloe vera);
  • 4. Linhas finas: retinol, peptídeos e coenzima Q10;
  • 5. Tom, manchas escuras e textura: vitamina C, vitamina E e ácido azelaico.

 

  1. Proteja e proteja.

Não importa o quanto você trabalhe em sua pele, isso não significa nada se você não estiver protegendo-a dos agressores ambientais. Coisas como poluição, estresse oxidativo, gatilhos internos, raios UV e irritantes podem desvendar toda a boa vontade que você colocou em sua pele. E tudo isso se resume aos radicais livres. “Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que podem afetar negativamente suas células”, diz a dermatologista Zenovia Gabriel. Os radicais livres são chamados de “instáveis” porque estão faltando um elétron. Isso é um problema porque os átomos não gostam de ter elétrons desiguais e, quando estão desequilibrados, causam estragos. Uma maneira de causar estragos é pegar elétrons de células saudáveis. Essas células saudáveis ​​são então transformadas em radicais livres. O ciclo continua. 

A melhor maneira de apoiar sua pele contra estes é dupla: protetor solar e antioxidantes. Protetores solares minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, podem ajudar a amortecer os raios UV, além de práticas inteligentes de cuidados com o sol, como chapéus, óculos de sol e evitar a exposição direta ao meio-dia. Quanto aos antioxidantes, você pode encontrá-los em muitas variedades (algumas das quais já mencionamos!). Cada variedade tem seus próprios pontos fortes, então você pode encontrar algumas que funcionam bem com sua pele.

 

  1. Lembre-se: Tudo é cuidado com a pele.

Em termos de longevidade, os hábitos de vida não podem ser ignorados ou encobertos. A base disso é nutrição, movimento, saúde mental e sono. Ao comer os alimentos certos (como aqueles que suportam a hidratação ou até a produção de colágeno) você está alimentando sua pele com as ferramentas certas para fazer seu trabalho – como agir como uma barreira, afastar os radicais livres e produzir coisas como colágeno, elastina e ácido hialurônico. O movimento pode ajudar a melhorar a circulação (vital para uma pele brilhante) e a saúde muscular. O sono é de extrema importância, pois é o tempo de recuperação das células da pele. Durante o ciclo REM, sua pele cura as proteínas estruturais da pele, rejuvenesce e equilibra os hormônios. Sem ele, muitas vezes vemos um pico de cortisol no sistema, o que pode levar à degradação do colágeno. Finalmente, o estresse afeta o corpo e pode levar a inflamações e crises.     

 

  • 2 ideias extras 

 

Dicas extras para aumentar uma pele mais saudável por mais tempo:

 

  • 1. Massageie diariamente. Sua pele agradecerá. As massagens faciais demonstraram reduzir as rugas e aumentar a circulação ao longo do tempo e com o uso regular.
  • 2. Encontre um profissional e fique com eles. Eles não apenas poderão guiá-lo em sua jornada, mas também poderão manter as coisas em perspectiva. “Então, se você está realmente em conflito com sua pele, então você vai se olhar no espelho e vai ver algo pior do que está lá. Você precisa de alguém absolutamente objetivo para te ajudar com isso”, diz Neo. 

 

Referência

Mind Body Green. Disponível em: <https://www.mindbodygreen.com/articles/skin-longevity>