Postado em 24/09/2021
Colágeno: que tipo usar e como se certificar que funcione
Colágeno: que tipo usar e como se certificar que funcione

Que tipo de colágeno você pode usar?

Os suplementos de colágeno vêm em muitas formas diferentes: pó, cápsulas, gomas, bebidas, sachês para viagem e muito mais. Claro, a opção que você decide usar é em grande parte uma escolha pessoal. Algumas pessoas gostam da facilidade das cápsulas, outras gostam do sabor das gomas e ainda outras gostam da variedade de pós, pois podem se misturar em praticamente qualquer coisa.

Suas preferências e estilo de vida influenciarão suas escolhas, mas no que diz respeito à eficácia: os pós são os melhores, pois são capazes de fornecer a quantidade mais potente de colágeno. Em pó, você pode obter dosagens de até 15 a 20 gramas por porção – ao contrário de gomas e bebidas, que geralmente são muito mais baixas. Claro, não há problema em escolher um suplemento com uma dose mais baixa se o suplemento de colágeno vier com bioativos adicionais, mas é apenas algo a ser observado.

4 coisas para se certificar de que seu colágeno funcione:

1. Dose

A dosagem de colágeno pode ser bastante variável. Você pode encontrar recomendações definitivas sobre os níveis de ingestão (como Dose Diária Recomendada ou RDA) e biomarcadores sanguíneos de status para coisas como vitamina D, com necessidades específicas dependendo de sua idade, sexo, padrão alimentar e estilo de vida. Mas recomenda-se procurar um suplemento que forneça de 10 a 20 gramas por porção. Como observamos, o colágeno em pó é o melhor formato de entrega para embalagem nessas doses mais altas.

2. Fonte

Procure laboratórios de confiança. Um exemplo de colágeno ótimo e eficaz é o Verisol. Boas fontes esclarecem o tipo de colágeno (tipo I, II ou III) e compartilham o perfil de aminoácidos.
Você pode encontrar colágeno “vegan”; no entanto, é importante esclarecer que esses produtos não contêm colágeno propriamente dito – em vez disso, eles são simplesmente nutrientes e bioativos para ajudá-lo a produzir ou manter seus níveis naturais de colágeno.
Embora a decisão sobre a origem provavelmente dependa de suas necessidades dietéticas, preferimos um suplemento de colágeno bovino alimentado com pasto, que contém colágeno dos tipos I e III, os tipos de colágeno que são amplamente difundidos na rede de colágeno humano e, portanto, vitais para a promoção da saúde geral.

3. Limpar fórmulas

Como a maioria das coisas que recomendamos, certifique-se de que a fórmula esteja limpa. Menos é mais aqui: ignore cores artificiais, adoçantes e sabores, bem como enchimentos, conservantes químicos, glúten, OGM, soja e outros alérgenos alimentares conhecidos. Se o seu produto de colágeno for aromatizado, procure variedades naturais e de origem responsável (como cacau orgânico e baunilha orgânica).

4. Tempo

Existem muitas afirmações sobre a melhor hora para tomar colágeno, seja pela manhã, como um lanche da tarde ou antes de dormir. O negócio é o seguinte: não há consenso científico sobre a “melhor hora” para tomar colágeno ou mesmo que a hora do dia seja importante.

Quer saber mais sobre colágeno? Acesse:

https://www.farmaciaevidence.com.br/beleza/colageno-tipo-certo-para-um-pele-saudavel/

Referência

https://www.mindbodygreen.com/articles/does-collagen-work-how-to-make-sure-your-supplement-does