Postado em 07/01/2022
Como saber se a inflamação é a causa de sua ansiedade
Como saber se a inflamação é a causa de sua ansiedade

Sabemos que o termo “inflamação” está associado a muitos problemas relacionados à saúde: de inchaço à erupções cutâneas, à alergias. Inflamação tornou-se um conceito que imediatamente desperta alguns tons negativos na comunidade do bem-estar. “A inflamação foi considerada a assassina silenciosa”, afirma Ali Miller, bacharel em nutrição e dietética pela Bastyr University.

Mas como é que vamos realmente saber quando a inflamação é a culpada de ansiedade? Há algum sinal revelador de que nossos níveis de estresse derivam da inflamação em nosso corpo? 

 

  • Como saber se a inflamação está induzindo sua ansiedade?

É uma pergunta meio capciosa. Afinal, o estresse é inflamatório. Mas Ali Miller oferece alguns conselhos de especialistas sobre como saber se a inflamação realmente está na raiz de sua ansiedade. Embora alguns dos sinais que ela oferece sejam dor nas articulações, fadiga crônica, ganho de peso ou um metabolismo teimoso, há um sintoma em particular que é o principal indicador da ansiedade induzida por inflamação: sua função digestiva. Se sua digestão estiver um pouco desordenada e você se sentir extremamente ansioso de repente, pode ser hora de rever sua dieta e remover alimentos inflamatórios.

Laticínios e glúten são particularmente inflamatórios em termos de saúde mental, diz Miller, então você pode querer omitir sua dieta. “Tanto o glúten quanto os laticínios cruzam a barreira hematoencefálica e, na verdade, sentam-se nos receptores opióides, que podem gerar tendência ao vício, indignação e desequilíbrio de humor realmente severo”, observa Miller. 

Outra maneira de medir o papel da inflamação em seus níveis de ansiedade é verificando seus intestinos. Isso mesmo, seus hábitos intestinais (ou a falta deles, na verdade) podem ajudá-lo a compreender melhor sua função digestiva, o que, por sua vez, pode apresentar sinais de aumento da inflamação. “Você pode ter motilidade intestinal mais lenta ou constipação, ou pode ter inchaço ou dissensão”, afirma Miller. Basicamente, muita coisa pode acontecer quando comemos alimentos inflamatórios, por isso é melhor evitar isso se eles causarem essas reações adversas ao seu corpo. 

O ponto principal é: faça experiências com sua dieta para ver se seus níveis de ansiedade e inflamação andam de mãos dadas. É importante reconhecer como sua inflamação pode estar contribuindo para sua ansiedade – ninguém gosta dessa sensação esmagadora de estresse, e descobrir como podemos diminuir esses sentimentos é crucial.

Mesmo algo tão simples como um saco de batatas fritas pode ter efeitos significativos no seu humor, de acordo com Miller. Portanto, se você estiver se sentindo especialmente ansioso depois de se deliciar com um sorvete, pode haver uma razão perfeitamente científica para isso: pode ter tudo a ver com sua função digestiva. Como Miller, sinta-se à vontade para experimentar cortar certos alimentos inflamatórios de sua dieta para descobrir se é a sua inflamação que o deixa estressado.

 

 

 

Referência

Mind Body Green. Disponível em: <https://www.mindbodygreen.com/articles/how-to-know-if-inflammation-is-the-cause-of-your-anxiety-according-to-an-rd>